Thursday, November 16, 2006

Dragão de Komodo

O Dragão de Komodo ou Crocodilo da Terra é um réptil que vive nas Ilhas Komodo e nas suas ilhas adjacentes, na Indonésia. É a maior espécie de lagarto, e somente foi conhecido pela ciência ocidental em 1912. Porém, este réptil já vivia na face da terra muito tempo antes da existência do homem.
Robusto e com aparência de Dinossauro, pode pesar até 125kg e medir até 3,5 metros e a sua cor é cinzenta e marrom. A sua dieta baseia-se em porcos selvagens, cabras, veados, búfalos, cavalos, macacos, dragões pequenos, insectos e até pessoas. O Dragão de Komodo também come carniça de animais e, com o seu faro, pode localizar uma carcaça de búfalo a quilómetros, sendo capaz de devorá-la inteira.
Cada pata do Dragão de Komodo possui cinco garras. Nas suas mandíbulas estão alojadas bactérias letais, sendo que os animais que conseguem escapar das suas garras acabam morrendo por infecções. São animais protegidos por lei, pois estão ameaçados de extinção.
Para se alimentarem dos animais vivos, eles derrubam as vítimas com a sua cauda e depois cortam-nas em pedaços com os dentes. Quando o animal é grande como um búfalo, o dragão ataca sorrateiramente com uma mordida e espera o animal morrer pelas bactérias. O lagarto segue a vítima durante algum tempo até que a infecção se encarrega de prostrá-la, sendo então aí que é calmamente devorada. Costuma comer primeiro a língua e as entranhas, as suas partes preferidas. A sua forma de caçar é um primor de estratégia mesclada com infinita paciência.
Nas ilhas Komodo, Rinca, Padar e Flores, onde são encontrados, os Dragões de Komodo são uma grande atracção turística, apesar de um turista já ter sido morto por um deles. Mas normalmente não são animais agressivos, já que os habitantes locais convivem com eles diariamente nas praias.
São ovíparos, colocando de 15 a 35 ovos na areia por fêmea no fim da estação das chuvas. Os ovos abrem-se depois de 6 a 8 semanas. Ao nascer, os dragõezinhos têm de 20 a 25 cm de comprimento. Vivem em média 50 anos.
Existem outras espécies de lagartos gigantes, como o lagarto do deserto, que é um animal terrestre, e o lagarto do nilo, que é um anfíbio. Vivem na África, no sul da Ásia, na Indonésia e na Austrália. Variam muito de tamanho, sendo que o menor deles apresenta apenas 20 cm de comprimento.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


Music Video Codes By Musicjesus.com